Saiba o que é uma consultoria, quais tipos existem e como um consultor pode ajudar a impulsionar o crescimento de empresas, alavancar os lucros e ajustar os custos em tempos de crise ou calmaria.

Muitos empresários ainda têm dúvidas a respeito do que é uma consultoria, como funciona, quais os tipos e como ela pode ajudar sua empresa.

Neste artigo vamos esclarecer estas questões:

  • O que é consultoria, de onde veio a palavra e como surgiu na modernidade.
  • Como funcionam as consultorias da bllip.
  • Quais são os tipos de consultoria e quais a bllip oferece.
  • Porque contratar uma consultoria e como ela pode te ajudar.
  • Quais as responsabilidades do consultor.

O que é consultoria?

A palavra CONSULTORIA vem do termo Latim CONSULTARE, o que significa: Receber um conselho de. Também na Grécia antiga, os sacerdotes do Oráculo de Delfos eram consultados em busca de conhecimento para a solução de questões não compreendidas da sociedade da época.

Um consultor geralmente é visto como um solucionador de problemas em tempos de crise, pois foi justamente na crise de 1929 que este termo voltou a estar em evidência. Necessitando se reorganizar o mercado precisou ir em busca de profissionais capacitados em solução de problemas e em alavancar resultados. Em seguida, com a expansão pós-segunda guerra de países como Estados Unidos e muitos da Europa houve a necessidade de foco em soluções práticas e com embasamento técnico-científico.

Consultoria é uma atividade profissional que trata de diagnosticar problemas e resolvê-los. A consultoria segue basicamente três etapas fundamentais – Diagnóstico, Solução e Implementação, que pode ser realizada tanto por um profissional com expertise na área quanto por uma empresa como a bllip.

Como funcionam as consultorias da bllip?

As consultorias da bllip funcionam de maneira simples e prática, seguindo basicamente três etapas:

Diagnóstico de Problemas

O consultor conta com uma vantagem que é o ponto de vista. Podemos chamar também de olhar de fora, ou seja, ele não está inserido no processo, não vê o problema como as pessoas envolvidas veem. Muitas vezes o gestor enxerga sintomas como as causas verdadeiras do problema, o que faz com que perca tempo e dinheiro com soluções que não vão gerar resultados. Cabe ao consultor identificar a causa raiz do problema, pois todo o processo que vem a seguir depende desta fase.

Proposta de Soluções

Com base na identificação do problema o consultor irá propor as soluções, estabelecer cronogramas e definir o que será tratado como prioridade a fim de atacar primeiro os problemas que causam mais impacto no resultado esperado, sem, é claro, deixar que outros problemas fiquem sem solução proposta.

Implementação do Projeto

Com a concordância do cliente, com base nas soluções propostas, o projeto será implementado. É a fase final da consultoria, onde será realizada a execução das soluções com base no que foi analisado e proposto nas fases anteriores. Parece simples, porém é aqui que começa o trabalho operacional do consultor, é a fase mais delicada da consultoria, pois é onde começarão a aparecer as objeções tanto do corpo gestor como do corpo colaborativo da empresa. O consultor deverá, nesta fase, administrar a implementação do projeto e as objeções apresentadas a fim de não deixar se por a perder todo o trabalho feito até aqui.

Quais são os tipos de consultoria e quais a bllip oferece?

A bllip oferece consultoria nas seguintes áreas:

Consultoria em Recursos Humanos (RH)

Auxilia as empresas na atração e contratação acertadas de novos talentos até treinamentos de equipes e gestores. A bllip busca alinhamentos na cultura organizacional das empresas que proporcionem satisfação a todos os envolvidos, melhorando a produtividade e construindo a marca empregadora da empresa, para fazer com que as pessoas desejem trabalhar nela, ou seja, quem está dentro não quer sair e quem está fora quer entrar.

Consultoria em Gestão Empresarial

Esta consultoria auxilia gestores a identificar causas de problemas nos mais diversos processos na empresa. Atua desde a área comercial até a liderança da empresa, passando por todos os departamentos, a fim de organizar e melhorar a produtividade em cada um deles. A bllip arruma a casa e prepara o terreno para o crescimento da empresa.

Consultoria Financeira

A consultoria financeira trata de analisar os processos financeiros e traçar estratégias para o crescimento da organização, observando as melhorias que podem ser feitas nos setores para ajuste de custos e os investimentos mais adequados. A bllip também atua em mentoria financeira, onde o gestor passa por um processo de reforço de mentalidade empreendedora, ampliação de visão sobre o negócio e treinamento de habilidades fundamentais para ter o controle pleno das finanças da empresa.

Por que contratar uma consultoria e como ela pode te ajudar?

O motivo mais óbvio para se contratar uma consultoria é alavancar resultados. Através de uma consultoria é possível ganhar tempo e economizar dinheiro para se alcançar um objetivo. Um consultor de alta performance tem como missão entregar um projeto que traga resultados ao seu cliente e satisfação a todos os envolvidos no processo.

O momento de cada empresa e cada empreendedor é diferente e para cada caso existe uma solução e um projeto personalizado e adequado. Não existem fórmulas mágicas, existe trabalho e dedicação que geram resultados. Uma empresa para crescer deve estar estruturada e organizada, sob pena de pôr todo o trabalho a perder por não estar preparada para o crescimento.

Não importa o tamanho da sua empresa, quando sentir que está começando a ter dificuldades para encontrar soluções ou mesmo identificar os problemas, pare e avalie se não chegou a hora de contratar uma consultoria.

Quais as responsabilidades de um consultor?

O consultor é o grande responsável, pois é a voz de comando, a quem cabe planejar e alavancar os resultados e a responsabilidade do consultor está diretamente ligada a quanto poder de voz e liberdade lhe será dado dentro da organização e do projeto.

Quando mais autonomia e liberdade tiver o consultor para implementar o projeto, maior a responsabilidade dele nos resultados.