Em plena era das redes sociais surge a dúvida se devemos ter um site para nossos negócios, uma vez que podemos divulgar nossas marcas nestas redes.
Mesmo com os consumidores cada vez mais ativos nestas redes, muitos não têm perfil nas plataformas e ainda buscam por empresas via pesquisa online.
As redes sociais também limitam a sua autonomia para se comunicar com seus clientes e para organizar essa comunicação, além de estabelecerem e mudarem as regras constantemente.
Logo, se você deseja passar confiança e profissionalismo para seu público a resposta para a pergunta “É importante ter um site para meu negócio?” é SIM.
Não construa seu castelo em terreno alugado.
Nós elaboramos um teste rápido para medir o grau de maturidade da sua comunicação eletrônica com seu público. Este teste vai te orientar em relação ao tipo de site que é mais adequado ao seu negócio.

O que você precisa saber sobre ter um website para seu negócio
- Qual a importância de criar um website para seu negócio?
- Preciso ter uma empresa para ter um website?
- Quais os tipos mais comuns de website?
- Qual tipo de website é mais adequado para meu negócio?
- O que é preciso para ter um website?
- Quais características deve ter um bom website?
- Quais elementos deve ter um bom site institucional?
Qual a importância de criar um website para seu negócio?
Criar um website é essencial para alcançar maior visibilidade na internet e conquistar um maior número de clientes. O website é a vitrine do seu negócio na internet, onde você passa todas as informações importantes para o seu público. O website amplia a visibilidade de sua marca, facilita o atendimento do cliente, pois pode esclarecer as principais dúvidas dele antes de entrar em contato com a empresa.
Existem inúmeras vantagens em ter um website, entre elas:
Passa credibilidade e profissionalismo para o público
As pessoas procuram por tudo na internet hoje em dia, seja pelo computador ou dispositivos móveis, e negócios que não tem presença na internet acabam por perder espaço para os concorrentes. Uma empresa que não oferece uma forma autêntica de comunicação com o cliente é vista como amadora e inacessível, o que pode prejudicar sua credibilidade.
Maior visibilidade da marca
Com um website é possível consolidar sua presença digital. Ali o espaço é seu e você pode usar e abusar de toda sua criatividade para mostrar sua marca. Com um trabalho de marketing digital é possível crescer e divulgar seu produto ou serviço para cada vez mais pessoas de todos os lugares quebrando barreiras geográficas. Dependendo do seu negócio, você pode alcançar clientes de todo o país e até do mundo, não ficando mais restrito ao público próximo.
Interação com redes sociais
Você pode e deve estar presente nas redes sociais, porém com seu site você pode maximizar os resultados nas redes e vice-versa.
Ao fazer anúncios nas redes sociais você pode direcionar o cliente para sua página de vendas e deixar que os negócios aconteçam automaticamente, ou seja, seu site literalmente pode vender enquanto você dorme.
Ser encontrado por quem pesquisa no Google
O Google é o líder absoluto em mecanismo de busca. Praticamente todo mundo busca por alguma coisa no Google e você pode ter certeza, em algum lugar tem alguém querendo comprar de você e pesquisando no Google. Se ele não te encontrar, certamente vai encontrar o seu concorrente e infelizmente, para você, e felizmente para ele, o cliente vai acabar comprando dele.
Preciso ter uma empresa para ter um website?
Não é necessário ter um CNPJ para registrar um domínio próprio ou criar um site grátis nas plataformas disponíveis.
Porém, se você deseja consolidar um negócio é recomendado que você formalize uma empresa, mesmo que na condição de Micro Empreendedor Individual (MEI).
Para fazer anúncios nas redes sociais é exigido um CNPJ na maioria dos casos, embora ainda seja possível fazer alguns anúncios como pessoa física. De qualquer forma, se o seu interesse é comercial, nós recomendamos criar uma empresa.
Quais os tipos mais comuns de website?
Existem diversos tipos de websites e cada um deles possui uma ou mais finalidades. Nós vamos apresentar os mais comuns, assim você poderá identificar qual ou quais os mais adequados para o seu negócio. Isso mesmo, é possível ter mais de um tipo de website no mesmo domínio. A BLLIP CONSULTORIA, por exemplo, possui um site (página) institucional, páginas de venda (landing pages) e este blog que você está lendo.
SITE INSTITUCIONAL / PÁGINA INSTITUCIONAL
Um site institucional é o local onde você irá mostrar sua marca na web. Nas páginas de um site institucional você irá apresentar sua empresa, seus produtos e serviços, sua equipe e tudo o mais que você considerar relevante informar ao seu público.
Apesar das redes sociais, o site institucional é o primeiro canal onde o usuário buscará informações sobre o seu negócio. Por isso um site institucional deve ser bem estruturado, mostrando informações sobre quem é a empresa, o que ela oferece, quais transformações ela causa, quais são as políticas e filosofias da empresa.
Um site institucional dará credibilidade à sua marca destacando-a e alcançando mais pessoas.
A página institucional é muito semelhante e tem a mesma finalidade do site institucional, porém todas as seções estão na mesma página. Quando você clica em um link de menu no site institucional, normalmente você é direcionado a uma outra página. Na página institucional, o link apenas faz “rolar” a tela, permanecendo na mesma página.
Exemplos:
PÁGINA DE VENDA (LANDING PAGES)
A página de venda pode ser a única página do seu site ou fazer parte do seu site institucional. A finalidade da página de venda, como o nome já diz, é vender algum produto ou serviço e até mesmo captar leads.
As páginas de vendas também podem ser chamadas de Landing Pages (páginas de aterrissagem), pois é comum serem os destinos de anúncios na web. Neste caso o usuário clica no anúncio e “aterrissa” na página de vendas.
São páginas voltadas a destacar produtos ou serviços da sua empresa.
Exemplos:
Recrutamento e Seleção Bllip – bllip
BLOG
Um blog é um site estruturado com a finalidade de compartilhar conteúdos com seu público. Um blog pode ou não ter uma relação direto com o negócio, podendo ter foco apenas educacional e informativo ou acompanhar a jornada de compra do leitor.
Manter um blog constantemente atualizado aumenta o tráfego orgânico do seu site e atrai cada vez mais usuários, podendo ser uma ferramenta muito eficiente no aumento da conversão do seu site. Muitas vezes ao pesquisarmos algum assunto no Google é comum sermos direcionados a páginas de blogs.
Também é possível encontrarmos blogs pessoais, que possuem finalidade de compartilhamento de ideias e cotidiano, sem intenção comercial. Porém com a criação de conteúdo relevante e o aumento do número de leitores, os criadores desses blogs costumam monetizar seus sites através da exibição de anúncios e assim obter receita e uma fonte de renda.
SITES DE E-COMMERCE
São sites voltados diretamente para a venda de produtos ou serviços. Nestes sites as empresas oferecem seus produtos ou serviços, informam suas características, preços e condições. Nestes sites o usuário pode pesquisar pelos produtos que busca, filtrar por preços, categorias e diversos outros critérios.
Um site de e-commerce normalmente é criado em plataformas próprias para esta finalidade e exige operação diária. Também é possível comercializar seus produtos em marke tplaces consolidados como Mercado Livre e Amazon.com, por exemplo.
Qual tipo de website é mais adequado para meu negócio?
É possível que você já tenha obtido essa resposta com as informações acima, porém, como falamos anteriormente, existem diversos tipos de site e os exemplos apresentados são apenas alguns deles.
De qualquer forma, o tipo de site mais adequado para o seu negócio será aquele que atender os seus objetivos. Se você deseja se comunicar com seu público, passar informações sobre sua empresa e divulgar seus produtos e serviços, um site ou página institucional certamente atenderá sua demanda, se você deseja vender um produto, serviço ou deseja apenas captar leads, uma boa página de vendas atenderá esta expectativa, já se você pretende compartilhar conteúdo de valor, o blog é a melhor opção. E por fim, um site de e-commerce deve ser a opção ideal para quem busca vender produtos ou serviços diretamente no site, através de comércio eletrônico.
Se você precisar de ajuda para descobrir qual a melhor opção para o seu negócio, conte com a bllip.
O que é preciso para ter um website?
Simplesmente ter um site não é uma empreitada muto difícil. Para fazer um website grátis, você pode optar por plataformas especializadas, como Wix e Google Sites, por exemplo. Porém esta alternativa não resolve a questão da credibilidade, uma vez que qualquer pessoa pode criar um site com um nome parecido com o do seu negócio e na ausência de um site “autêntico” sempre restará a dúvida de qual é o verdadeiro.
Pensando nessa solução, você precisa, antes de tudo, registrar um domínio próprio, o seu .com.br. Este será o seu endereço na web.
Lembre-se que não é necessário que seja exatamente um .com.br, existem outras alternativas, inclusive internacionais, porém a mais comum e mais popular é certamente a terminação .com.br. para registrar seu domínio no Brasil, a entidade oficial é o registro.br, lá você deverá criar um cadastro e efetuar o registro do seu domínio.
Alguns provedores oferecem a intermediação nesta compra, o que pode facilitar sua vida num primeiro momento, porém em uma eventual migração de hospedagem as coisas podem se tornar um pouco mais burocráticas.
Tendo o seu domínio, você precisará escolher um provedor de hospedagem. Existem muitas opções no mercado, seja no Brasil ou no exterior. Você fará as configurações tanto no registro.br quanto no painel de controle do seu provedor, caso você não tenha optado por comprar seu domínio junto ao provedor, neste caso a configuração já estará pronta. Agora você tem o endereço e a hospedagem.
Por fim, com seus conhecimentos, você poderá optar por criar seu site pela própria plataforma do seu provedor, caso ele ofereça esta opção, se você criará seu site através de plataformas de terceiros, como Worpress, por exemplo ou se você irá desenvolver seu site através manualmente de programação em linguagem HTML, CSS e Javascript.
Se você não é um profissional da área, talvez a melhor alternativa seja contratar um profissional qualificado ou uma empresa de desenvolvimento de sua confiança. Assim você terá mais segurança de que seu site terá as características necessárias para uma boa performance.
Não se esqueça de conferir os trabalhos já realizados pelo profissional ou a empresa que você escolheu, se os sites que eles criaram possuem as características necessárias, se entregam dentro dos prazos combinados, se entregam de acordo com o briefing e se oferecem suporte para eventuais alterações e atualizações. Lembre-se, os sites da bllip são os mais impactantes da web!
Quais características deve ter um bom website?
Um bom website, seja ele um site institucional, página de vendas ou blog, ou seja, qualquer tipo de website deve apresentar algumas características como:
Uma boa apresentação
Não há outras palavras para resumir. Um site deve ser bonito, atraente e impactante. Um site feio não retém o usuário por muito tempo. Uma paleta de cores harmônica faz com o site seja agradável aos olhos. Imagens coerentes com a mensagem também são essenciais para um bom desempenho, assim como uma tipografia adequada.
Uma boa linguagem
Faz parte de uma boa apresentação uma linguagem agradável, clara e objetiva que passe as informações necessárias para o usuário. Isso faz com que ele queira manter a interação com seu site e leva ao aumento de conversões.
Rapidez e objetividade
Um bom site deve abrir rápido, fluir na navegação e principalmente FUNCIONAR. Deve-se dosar a quantidade de animações para que não acabe por incomodar o usuário a ponto deste desistir de navegar no seu site.
Responsividade
Site responsivo é aquele projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem “ficar todo errado”, ou seja, ele deve funcionar, tão bem ou melhor, no celular quanto no computador ou tablet.
O site não pode apresentar distorções ao ser visualizado em dispositivos com qualquer que seja a resolução, ele deve se “adaptar” ao dispositivo.
Se o seu site atual não é responsivo, corrija isso o mais breve possível, pois a maioria dos usuários visualiza a internet através de dispositivos móveis.
Clareza e Objetividade
Essa condição deve ser observada em todos os casos, mas principalmente se o seu site é o destino de anúncios na web.
Um usuário que é impactado por um anúncio e chega no site de destino e não encontra clareza nem objetividade muitas vezes acaba por abandonar o site e clicar no próximo anúncio.
Quais elementos deve ter um bom site institucional?
Tanto um site quanto uma página institucional deve ser capaz de apresentar o seu negócio para o seu público, deixar claro quem você é, qual solução você oferece, como encontrar você e como entrar em contato. (Quando falamos você, estamos nos referindo ao seu negócio).
Neste caso um bom site institucional, quando falamos em detalhes técnicos, deve ter as seguintes seções ou páginas, não necessariamente nesta ordem:
SUA MARCA
O site institucional antes de qualquer coisa, deve identificar e destacar a marca do seu negócio. É importante que a marca seja a primeira coisa que o usuário identifique ao entrar no seu site. Assim ele terá certeza sobre com quem ele está interagindo.
MENU DE NAVEGAÇÃO
O menu de navegação serve para direcionar o usuário diretamente à página ou seção do interesse do usuário, sem que ele tenha que navegar por todo o site em busca da informação desejada.
QUEM É VOCÊ
“QUEM SOMOS” ou “NOSSA HISTÓRIA” é uma seção importante em um site institucional. Essa é a seção que além de esclarecer de quem se trata cria uma conexão com o usuário. Nessa seção o usuário irá se identificar ou não com a empresa e suas filosofias, forma de trabalho e cultura.
QUE SOLUÇÕES VOCÊ OFERECE
Essa é a seção onde deve haver a maior clareza possível. O usuário já chegou até aqui, então deve estar claro qual solução você oferece, seja na forma produto, serviço ou transformação que você proporciona.
O QUE FALAM DE VOCÊ
Quando se trata de passar credibilidade, nada mais eficaz do que depoimentos autênticos e honestos dos nossos principais clientes.
COMO ENCONTRAR VOCÊ
Mesmo que você ofereça sua solução de forma exclusivamente online é importante informar apenas em qual região seu negócio está localizado. Se você oferece sua solução em um local físico, é imprescindível informar seu endereço completo, para que seu cliente lhe encontre com toda a facilidade possível.
COMO ENTRAR EM CONTATO
Deve ser fácil e destacado para seu cliente encontrar, em seu site institucional, uma forma de fazer contato com você. É comum as pessoas pensarem “se antes de comprar já é difícil falar com eles, imagina se der algum problema…”
Facilite o contato do usuário com você, seja por telefone, e-mail ou formulário de contato.
Essas são seções importantes para conter em seu site institucional. Outras informações podem ser adicionadas, desde que sejam relevantes para seu usuário, pois um site cheio de enrolações costuma não reter a atenção e acaba por não cumprir com sua função.
Tenha claro o que você quer transmitir para o usuário e procure um profissional para desenvolver seu site, seja qual for o tipo, para que você alcance os melhores resultados possíveis.
Faça o teste abaixo e saiba se você precisa construir ou otimizar seu site. Se você fizer 4 pontos ou menos, fale com um especialista da bllip, nós vamos te ajudar a se posicionar na web…